Comissão Científica 12º ConCREF7

Mario-Rui.png

Presidente da Comissão Científica

Mário Rui Coelho Teixeira

Pesquisador português, doutor em Gestão do Desporto. Coordenador da especialização em Gestão do Desporto do Doutoramento na Universidade de Évora, Portugal. Professor convidado em universidades europeias, sul-americanas e africanas. Participa em Centros de Investigação Internacionais e Comissões Científicas de eventos e revistas. Orienta estágios de pós-doutorado internacionais, teses de doutorado internacionais e dissertações de mestrado. Autor de livros, artigos e comunicações. É Presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico de Portugal e foi Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal.

Henrique-Castro.png

Coordenador da Comissão Científica

Henrique de Oliveira Castro

Coordenador da Comissão Científica do 12º ConCREF7; Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT (PPGEF/UFMT); Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Uni-BH; Especialista em Treinamento Esportivo pela Unyleya e Voleibol pela UFMG; Mestre e Doutor em Ciências do Esporte pela UFMG, com período de visita técnica à UEx – Espanha; Pesquisador colaborador do GEMEPE/UFMT, NEPAE/UFG, CECA/UFMG e GESPORTE/UnB.

Alberto-Reinaldo.png

Alberto Reinaldo Reppold Filho

Doutor em Educação – Universidade de Leeds, Reino Unido. Estágios de pós-doutorado na Universidade Charles, República Tcheca, e na Universidade de Esportes de Colônia, Alemanha. Mestre em Educação – UFRGS. Especialista em Desportos Coletivos – UDESC. Licenciado em Educação Física – UFRGS. É Professor Titular da ESEFID-UFRGS, onde coordena o Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos. Foi Diretor da ESEFID-UFRGS, de 2012-2016. É membro da Academia Brasileira de Educação Física e da Academia Olímpica de Portugal. Áreas de atuação: políticas públicas e ética aplicada à gestão do esporte.

Ana-Paula.png

Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro

Doutora em Ciências da Motricidade (UNESP), Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (UNESP), Especialista em Fisiologia do Exercício, Musculação e Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos, Profissional de Educação Física, Membro pesquisadora do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer e do LAGEL – Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE/UnB e Consultora de jogos para empresas.

André-Almeida.png

André Almeida Cunha Arantes

Graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Brasilia (1991), especialização em Treinamento Esportivo pela UNB (2001), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2005) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2019). Foi Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e Diretor do Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte entre os anos 2003 e 2015. Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília/ UniCEUB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Esporte Escolar e Politicas Públicas de Esporte, atuando como pesquisador no tema Jogos Escolares Brasileiros.

Bramante.png

Antonio Carlos Bramante

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutor em ”Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos”. Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professor Visitante na FEF-UnB junto ao GESPORTE. Pesquisador Convidado e coordenador do LAGEL junto ao GESPORTE. Foi secretário municipal em várias pastas em Sorocaba. Diretor da BRAMANTE Consultoria. Membro do Conselho Diretor da Organização Mundial de Lazer e Comitê de Cultura e Pesquisa do Panathlon International.

Carlos-Augusto.png

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão – GEquip ESEF/UPE. Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco – UPE (2019), Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADEUP (2010).

Christian-Pineiro.png

Christian Pinheiro da Costa

Mestrado pela Universidade Gama Filho e Doutorado, na linha de Gestão do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi professor da Universidade da Amazônia (UNAMA). Também exerceu o cargo de Secretário-Adjunto de Esporte e Lazer do Estado do Pará. Atualmente, é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com vínculo ao Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE).

Denis-Cesasr.png

Denis Cesar Leite Vieira

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB. Professor Universitário do Centro Universitário Estácio de Brasília e Coordenador Pedagógico do Grupo MCA assessoria esportiva. Tem experiências nas linhas de pesquisa relacionada ao treinamento de força para saúde e desempenho, confiabilidade de técnicas de investigação em neurofisiologia, e investigação dos fatores neuromecânicos relacionados ao alongamento.

Giselle-Helena.png

Giselle Helena Tavares

Professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física pela FAEFI-UFU e Doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP/Rio Claro. Pós-doutoranda na Escola da Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do GPELS - Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte, Saúde e Lazer. Pesquisadora do Centro da Rede CEDES em MG e tutora da Empresa Júnior HUSPORT.

Ivan-Wallan.png

Ivan Wallan Tertuliano

Pós-doutorado pela UNESP – Rio Claro, Instituto de Biociências – Departamento de Educação Física. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP – Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Licenciatura Plena em Educação Física pela UNINOVE. Coordenador do GRUPEPE – Grupo de pesquisas e estudos em Psicologia do Esporte. Docente na Universidade Anhembi Morumbi – Escola de Ciências da Saúde, São Paulo, Brasil.

Jordi-Segui.png

Jordi Segui Urbaneja

Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor do Departamento de Saúde e Gestão Desportiva do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) e da Universidade de Lleida. Diretor do Mestrado Oficial em Gestão do Esporte do INEFC. Membro do grupo de pesquisa GISEAFE. Autor de diversos artigos científicos e comunicações em Congressos Internacionais. Professor de vários mestrados em gestão desportiva internacional. Assessor jurídico de federações e clubes esportivos.

Layla-Maria.png

Layla Maria Campos Aburachid

Doutora em Ciências do Esporte pela UFMG. Professora Adjunto III da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte. Atua nas áreas de graduação, pós-graduação e formação continuada de professores e treinadores em diferentes modalidades. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de badminton (CBBd) e capacitadora da Badminton World Federation (BWF).

Lorenzo-Laporta.png

Lorenzo Laporta

Doutor em Ciências do Desporto (FADEUP – Portugal). Professor Substituto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS – Brasil. Professor da graduação e pós-graduação latu sensu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Santiago – Brasil. Treinador de voleibol nível 3 pela CBV (Brasil) e nível 2 pela FPV (Portugal). Investiga a análise de jogo, sistemas dinâmicos e análise de redes no voleibol.

Nicolas-Caballero.png

Nicolas Caballero Lois

Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão do Esporte. Mestre em Ciência do Movimento Humano e Doutor em Inteligência Organizacional. Na Suíça, trabalhou na empresa de marketing esportivo internacional Wind Group Holding Ltd. Foi assessor de marketing esportivo das universidades UNISUL e UPF. É Pesquisador Colaborador Pleno do GESPORTE da UnB. Coordena o Curso de Publicidade e Propaganda, além de ser Professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário IESB de Brasília. 

Paulo-José.png

Paulo José Barbosa Gutierres Filho

Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Mestre em Ciências do Movimento Humano e Especialista em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Educação Física e Fisioterapia. Líder do Laboratório de Atividade Motora Adaptada e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada da FEF/UnB. 

Rubens-Venditti.png

Rubens Venditti Juniou

Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) -Departamento de Educação Física/ Faculdade de Ciências (DEF-FC), Campus Bauru-SP e na UNESP Rio Claro-SP, no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Humano e Tecnologias (PPG DHT). Graduado, Licenciado, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado pela UNESP "Estados Emocionais, Autoeficácia e Motivação Docente". Pesquisador em Pedagogia do Esporte Adaptado; Aspectos Psicológicos e Motivacionais das Atividades Físicas e Esportivas; Autoeficácia Docente e Formação Profissional. Gestor e coordenador do Laboratório de Atividade Motora Adaptada, Psicologia Aplicada e Pedagogia do Esporte (LAMAPPE).

Samuel-da-Silva.png

Samuel da Silva Aguiar

Licenciado (2013) e Bacharel (2014) em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre (2017) e Doutor (2021) pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pesquisador Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em Fisiologia do Exercício, com ênfase em Avaliação Musculoesquelética, Biomarcadores de Senescência, Treinamento de Força e Treinamento Multicomponente em idosos robustos, frágeis e sarcopênicos. Consultor Ad Hoc Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

Vitor-Lage.png

Victor Lage

Graduação em Educação Física (UFSCar), Mestrado em Metodologia do Ensino (UFSCar) e Doutorado em Ciências da Saúde (Medicina e Ciências Correlatas) pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física (FEF/UnB), pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Treinamento de Força (LPTF/FEF/UnB) nas áreas de avaliação física e desempenho esportivo.

Vilde-Gomes.png

Vilde Gomes de Menezes

Graduação em Educação Física, mestrado em Ciência Política e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). É Diretor do Complexo de Atividade de Esporte e Lazer (UFPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas de Saúde, Esporte e Lazer.