Comissão Científica 11º ConCREF7

Mário-Rui-Coelho-Teixeira.png

Presidente da Comissão Científica

Mário Rui Coelho Teixeira

Pesquisador português e presidente da Comissão Científica. Doutor em Gestão do Desporto. Coordenador da especialização em Gestão do Desporto do Doutoramento e Diretor do Mestrado em Direção e Gestão Desportiva da Universidade de Évora, Portugal. Orienta estágios de pós-doutorado, teses e dissertações. Presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico de Portugal; foi Vice-Presidente do Instituto do Desporto de Portugal e Presidente da Assembleia Geral da Confederação do Desporto de Portugal.

Henrique-de-Oliveira-Castro.png

Coordenador da Comissão Científica

Henrique de Oliveira Castro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT; Graduado em Educação Física; Especialista em Treinamento Esportivo e Voleibol; Mestre e Doutor em Ciências do Esporte

Alberto-Reinaldo-Reppold-Filho.png

Alberto Reinaldo Reppold Filho

Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grade do Sul, onde também coordena o Centro de Estudos Olímpicos e Paralímpicos. Doutor em Educação pela University of Leeds, no Reino Unido. Pós-Doutorado na Charles University, na República Tcheca e na German Sport University Cologne, na Alemanha. Os interesses acadêmicos são nas áreas da Gestão Esportiva e das Políticas Públicas de Esporte.

Aldo-Antonio-de-Azevedo.png

Aldo Antonio de Azevedo

Licenciado em Educação Física (UnB) e Bacharel em Direito (UniCeub), Mestre em Educação (UnB) e Doutor em Sociologia (UnB). Pós – Doutor em Gestão do Esporte (FMH-UTL), Sociologia (UnB) e Direito e Vulnerabilidade (Universitá Degli Studi Di Messina, Itália). Líder do Grupo de Estudos Educação Física Escolar, Esporte e Sociedade (CNPq), Colaborador do Gesporte (UnB) e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas (CEP CHS). Professor Titular da FEF/UnB. Atua nas áreas de Sociologia do Esporte, Gestão do Esporte e Direito Desportivo.

Alessandra-Dias-Mendes.png

Alessandra Dias Mendes

Licenciada Plena (2007) e Mestre (2010) em Educação Física pela UnB, Doutora em Políticas Públicas pela UFPR e Loughbough University (2017). Recebeu o Diploma de Honra da Fédération Internationale d’Éducation Physique e o IV Prêmio de Literatura Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esportes pela dissertação, publicada como livro eletrônico. Técnica (2012-2014 e 2017) pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro. Professora do IFB desde 2010. Primeira brasileira a fazer o Mont Blanc em solo. Atleta amadora.

André-Almeida-Cunha-Arantes.png

André Almeida Cunha Arantes

Graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Brasilia (1991), especialização em Treinamento Esportivo pela UNB (2001), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2005) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2019). Foi Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e Diretor do Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte entre os anos 2003 e 2015. Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasília/ UniCEUB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Esporte Escolar e Politicas Públicas de Esporte, atuando como pesquisador no tema Jogos Escolares Brasileiros.

Antonio-Carlos-Bramante.png

Antonio Carlos Bramante

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutor em ”Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos”. Professor aposentado da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Professor Visitante na FEF-UnB junto ao GESPORTE. Pesquisador Convidado e coordenador do LAGEL junto ao GESPORTE. Foi secretário municipal em várias pastas em Sorocaba. Diretor da BRAMANTE Consultoria. Membro do Conselho Diretor da Organização Mundial de Lazer e Comitê de Cultura e Pesquisa do Panathlon International.

Carlos-Augusto-Mulatinho-de-Queiroz-Pedr

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão – GEquip ESEF/UPE. Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco – UPE (2019), Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADEUP (2010).

Christian-Pinheiro-da-Costa.png

Christian Pinheiro da Costa

Mestrado pela Universidade Gama Filho e Doutorado, na linha de Gestão do Desporto, pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor aposentado da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi professor da Universidade da Amazônia (UNAMA). Também exerceu o cargo de Secretário-Adjunto de Esporte e Lazer do Estado do Pará. Atualmente, é Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com vínculo ao Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE).

Flávia-da-Cunha-Bastos.png

Flávia da Cunha Bastos

Livre Docente e Professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Fundadora da Associação Brasileira de Gestão do Esporte /ABRAGESP. Membro da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, do Conselho de Honra da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva e Diretora da Revista Gerencia Deportiva/ALGEDE. Líder do GEPAE-EEFEUSP (Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte) - CNPq.

Francisco-Teixeira-Coelho.png

Francisco Teixeira Coelho

Licenciado em Educação Física (2006), Mestre em Treinamento Esportivo (2009) e Doutor em Ciências do Esporte (2016). Docente do curso de bacharelado em Educação Física e no PPGEF da UFTM. Experiência na elaboração de eventos acadêmicos e projetos de extensão voltados ao esporte e à saúde, e desenvolvimento de pesquisas com foco em estratégias de monitoramento da carga de treinamento, termorregulação e intervenções capazes de modular o desempenho esportivo.

Gilmar-Eduardo-Costa-do-Couto.png

Gilmar Eduardo Costa do Couto

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas; Mestre em Nutrição; Doutor em Ciências com área de concentração em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo. É docente há 29 anos da Universidade Federal do Amazonas. Cronista e locutor esportivo e cursou Radiojornalismo, pela Fundação Rede Amazônica. Apresentou e produziu o Programa Globo Esportivo, na Rádio Globo Manaus. Apresentou e produziu também os Programas de TV: Revista UFAM e UFAM Esportes, além de realizar transmissões esportivas gravadas e ao vivo, para o Brasil e o mundo.

Giselle-Helena-Tavares.png

Giselle Helena Tavares

Professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física pela FAEFI-UFU e Doutorado em Ciências da Motricidade na UNESP/Rio Claro. Pós-doutoranda na Escola da Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Coordenadora do GPELS - Grupo de Pesquisa sobre Gestão do Esporte, Saúde e Lazer. Pesquisadora do Centro da Rede CEDES em MG e tutora da Empresa Júnior HUSPORT.

Ivan-Wallan-Tertuliano.png

Ivan Wallan Tertuliano

Pós-doutorado pela UNESP – Rio Claro, Instituto de Biociências – Departamento de Educação Física. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP – Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Licenciatura Plena em Educação Física pela UNINOVE. Coordenador do GRUPEPE – Grupo de pesquisas e estudos em Psicologia do Esporte. Docente na Universidade Anhembi Morumbi – Escola de Ciências da Saúde, São Paulo, Brasil.

Jordi-Segui-Urbaneja.png

Jordi Segui Urbaneja

Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor do Departamento de Saúde e Gestão Desportiva do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) e da Universidade de Lleida. Diretor do Mestrado Oficial em Gestão do Esporte do INEFC. Membro do grupo de pesquisa GISEAFE. Autor de diversos artigos científicos e comunicações em Congressos Internacionais. Professor de vários mestrados em gestão desportiva internacional. Assessor jurídico de federações e clubes esportivos.

Layla-Maria-Campos-Aburachid.png

Layla Maria Campos Aburachid

Doutora em Ciências do Esporte pela UFMG. Professora Adjunto III da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte. Atua nas áreas de graduação, pós-graduação e formação continuada de professores e treinadores em diferentes modalidades. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de badminton (CBBd) e capacitadora da Badminton World Federation (BWF).

Marcos-Ruiz-da-Silva.png

Marcos Ruiz da Silva

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, Aprofundamento em Administração Esportiva pela UE/UFPR, especialização em Educação Física Escolar e, Administração de Recursos Humanos, pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Coordenador da área de Linguagens Cultural e Corporal do Centro Universitário Internacional. Experiência na área da Educação, e com temas, como: lazer, ludicidade, administração esportiva. Experiência com gestão do esporte-lazer e organização de eventos

Nicolas-Caballero-Lois.png

Nicolas Caballero Lois

Graduado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing e em Gestão do Esporte. Mestre em Ciência do Movimento Humano e Doutor em Inteligência Organizacional. Na Suíça, trabalhou na empresa de marketing esportivo internacional Wind Group Holding Ltd. Foi assessor de marketing esportivo das universidades UNISUL e UPF. É Pesquisador Colaborador Pleno do GESPORTE da UnB. Coordena o Curso de Publicidade e Propaganda, além de ser Professor do Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações do Centro Universitário IESB de Brasília. 

Paulo-José-Barbosa-Gutierres-Filho.png

Paulo José Barbosa Gutierres Filho

Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Mestre em Ciências do Movimento Humano e Especialista em Educação Física Adaptada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Educação Física e Fisioterapia. Líder do Laboratório de Atividade Motora Adaptada e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada da FEF/UnB. 

Rafael-dos-Reis-Vieira-Olher.png

Rafael dos Reis Vieira Olher

Graduado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (2006-2009), mestre (2014) e doutor (2019) em educação física pela Universidade Católica de Brasília/DF. Possui como área de interesse e atuação prescrição de exercício físico para população hipertensa e no estudo de parâmetros de desempenho em esportes de endurance, em especial oTriathlon.

Renato-André-Sousa-da-Silva.png

Renato André Sousa da Silva

Graduado, mestre e doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasilia (UCB). Docente e coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO). Membro do Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercício (GEPsE). Fisiologista do Exercício do Centro de Excelência em Multidisciplinar do Exercício (CEMEx). Treinador de Esportes de Endurance.

Schelyne-Ribas.png

Schelyne Ribas

Doutora em Ciências do Esporte pela UFMG. Professora Adjunto II da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte. Atua nas áreas de graduação, pós-graduação e formação continuada de professores e treinadores em diferentes modalidades.

Victor-Lage.png

Victor Lage

Graduação em Educação Física (UFSCar), Mestrado em Metodologia do Ensino (UFSCar) e Doutorado em Ciências da Saúde (Medicina e Ciências Correlatas) pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física (FEF/UnB), pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Treinamento de Força (LPTF/FEF/UnB) nas áreas de avaliação física e desempenho esportivo.

Vilde-Gomes-de-Menezes.png

Vilde Gomes de Menezes

Graduação em Educação Física, mestrado em Ciência Política e doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). É Diretor do Complexo de Atividade de Esporte e Lazer (UFPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas de Saúde, Esporte e Lazer.